RHEBECKA SOUZA

Somos seres com alma de borboleta, plena de beleza e harmonia, habitando num corpo onde as emoções e desejos, numa espécie de casulo nos aprisionam nos corpos físico, emocional, mental e espiritual, até que a compreensão e a consciência nos eleve ao que somos verdadeiramente, seres de luz.


quinta-feira, 11 de novembro de 2010

lLEI DO MÍNIMO ESFORÇO

Que ninguém fique pensando que estou fazendo apologia a forma de como coletivamente estamos acostumados a essa lei, o famoso jeitinho brasileiro.
Vivendo na era da Quântica, tendo conhecimento que todo o universo tem seu fluxo e refluxo representados na natureza num movimento constante e sendo partículas desse universo - "Podemos fazer uso da Lei do Mínimo minimizando o seu esforço pessoal e maximizando o seu efeito".
A Lei do Mínimo Esforço é uma das leis espirituais da ioga que prega a não resistência, seguir o fluxo, aceitar o que não pode ser mudado. Quem não já se pegou pensando "quanto mais esforço melhor" eu mesma, levei muito tempo da minha vida tendo a frase como bandeira para depois ompreender que na maioria das vezes o que chamamos "esforço" não passa de teimosia ou obstinação.
Na ioga ao se executar posturas flexíveis, ao encontrar resistencia no corpo é orientado respirar e descobrir o ponto de resistência e ao invés de tentar ultrapassa-lo, respirar e submeter-se à resistência permanecendo consciente do corpo. É o execício da paciência.
Pratiquei ioga por um tempo com um professor depois passei a fazer alguns dos exercícios em casa e desde então venho aplicando essa Lei na minha vida, observndo-as em vários níveis e momentos.
A resistência leva-nos a fazer sempre maiores esforços, mascarando as emoções, distorcendo sentimentos e o resultado acaba se refletindo em nosso corpo gerando muitos distúrbios.
O exercício da paciência na resistência permite a aceitação do seu corpo como ele é, evita conflitos desnecessários, aceitação das pessoas como elas são, e que cada momento vivido é consequência das nossas escolhas. Nutrir o corpo de forma saudável assim como também nutrir a mente com pensamentos elevados traz um estado de paz e clareza. Venho aprendendo que dizer palavras desnecessária também não faz bem ao nosso espírito, mente e corpo.
Ao longo dessa minha "caminhada" me pego ainda alternando momentos de resistência, respirar e "ficar" para seguir o fluxo em outros fico inquieta querendo minha antiga vida de volta então volto a respirar aquietar a mente e seguir o fluxo.
Entre o resistir e o ficar para mim a ponte é o propósito. O propósito aliado a Vontade Divina significa confiança e entrega e esse é um exercício que venho praticando diariamente.
" A natureza é mantida coesa pela energia do amor, e menos esforço é despendido quando as nossas ações são motivadas pelo amor. Quando a sua alma é o seu ponto de referência interior, você pode utilizar o poder do amor e usar criativamente a energia em prol da cura, da transformação e da evolução."
Deepak Chopra - Livro As Sete Leis Espirituais da Ioga

Nenhum comentário:

Postar um comentário