RHEBECKA SOUZA

Somos seres com alma de borboleta, plena de beleza e harmonia, habitando num corpo onde as emoções e desejos, numa espécie de casulo nos aprisionam nos corpos físico, emocional, mental e espiritual, até que a compreensão e a consciência nos eleve ao que somos verdadeiramente, seres de luz.


terça-feira, 26 de abril de 2011

"ELE NÃO ESTÁ AQUI'

Mais uma comemoração da Semana Santa em que o Mestre Jesus cumpriu o próposito de servir de exemplo para a humanidade.
Assistindo pela televisão os rituais de aut--fragelação, o povo se "arrastando" em busca dos lugares por onde Jesus caminhou e foi crucificado, me senti triste em perceber que após tantos anos a humanidade insiste em ficar no sofrimento, tentando repetir os derradeiros momentos da passagem de Jesus, esquecendo do momento da sua libertação, representado pela cena em que o Anjo fala para Maria Madalena - "Ele não está aqui" - Com a materialização do próprio Jesus.
Nesta cena, o Mestre deixa o exemplo da transitoriedade, da imparmanência, é preciso que haja transformação para que a luz resplandeça.
Em nenhum momento blasfemou, nem se culpou ou culpou alguém, afinal, enquanto espírito iluminado que era e sem obrigatoriedde de nova encarnação, assumiu o compromisso em sua forma humana de ser o exemplo da bondade e compaixão do Pai.
Eu Sou o Caminho, A Verdade  e A Vida. Nestas palavras considero toda máxima dos seus ensinamentos  que só agora começo a compreende-los. Eu Sou o Caminho, significa movimento, não ter apego, viver no fluxo a cada dia, exemplificado na frae "Orai e Vigiai" "Se fortaleça na Fé" "Não faça ao outro o que não deseja que seja feito a você". A Verdade. Jesus foi o exemplo de tudo que pregou, o reto pensar, o reto sentir e o reto agir. A Vida. Aquele que viver conforme seus ensinamentos, alcançará a vida Eterna, pois o espírito liberto da prisão da matéria sem apegos, ilusões, paixões retorna ao Pai.
Tem um trecho do evangelho que diz: Deus não coloca fardo que a pessoa não possa carregar" a cada experiência encarnatória é dado o direito da escolha de como será o fardo e o quanto iremos suportar.
Se todas as pessoas que ainda se prendem aos rituais de tanta dor estivessem no silêncio dos seus corações, conseguiriam ouvir a voz do próprio Mestre Jesus falando: Por choras, Ele não está aqui.

P.S. Nos textos sobre alinhamento dos chakras esqueci de colocar a biografia:
        Chacras Centro de Energia de Transformação - Harish Johari - Ed Pensamento
        Um Guia Energético para os Chacras e as Cores - Ambika Wauters - Ed. Cultrix    

terça-feira, 19 de abril de 2011

ALINHAMENTO DOS CHAKRAS

Chakra Larígeo - Vishuda - elemento etér - elementos da ação: audição, boca, cordas vocais -Sistema endócrino Tireóide e paratireóides
Atuação física
Medula espinhal
nuca
queixo
ouvidos
cordas vocais
traquéia
brônquios
região superior dos pulmões
esôfago
boca
braços
"O Chakra da garganta está relacionado com a epressão criativa, aliada a vonta Divina, o conhecimento expresso com sabedoria.
A raiva reprimida que se aloja na região posterior do pescoço, e as lágrima reprimidas, na área anterior da garganta são indicativos de desequilíbrios neste chakra.
Pelo chakra da garganta passam todos os vícios: fumo, alcoolismo, drogas, gula. O bloqueio neste chakra dificulta a expressão da verdade pessoal. Torcicolos constante, problemas na tireóide, resfriados crônicos, perda de voz entre outros, são sintomas de bloqueios neste chakra."
O chakra laríngeo está ligado ao segundo chakra (hara) que é o centro de força e próposito então o desequilíbrio em um irá afetar o outro o que também irá refletir nos outros chakras.
A criatividade é uma espécie de válvula necessária para a compreensão das inseguranças e medos, não importando a sua natureza é a possibilidade da libertação que leva ao reencontro com o Self.
Somos frutos da Criação Divina, portanto podemos ser Criadores de tudo o que sonharmos não importando se de forma positiva ou negativa.
Quando em equilíbrio este chakra traz a compreensão de falar o necessário, amplia o "ouvir", a intuição flui com naturalidade.
Alguns atributos deste chakra. Positivos: fala bem articulada, Espiritualidade, Independência, sinceridade. Negativos: Pouca clareza na comunicação, falsidade, exagero, dependência, ausencia de expressão criativa.
Sexto Chakra - Ajna - Frontal - Elemento: Mahat ou Mahatattva (Supremo ou grande Elemento), no qual todos os outros elementos estão presentes em sua essência. Sistema endócrino - Glandula Pituitária- Mantra OM.
Atuação física
Rosto
olhos
ouvidos
nariza
cavidades faciais
cerebelo
sistema nervoso central
" O chakra da testa faculta a percepção intuitiva e a intuição, além de permitir que a pessoa domine o crescimento espiritual e emocional, as mudanças e, finalmente, a morte.
O Chakra da Testa também rege a inteligência, a percepção e a sabedoria. Na sua condição mais pura e funcional, ele reflete a Sabedoria Divina. Quando está parcialmente desenvolvido, reflete idéias intelectuais, teorias e ideologias. Num nível mais profundo, liga a pequena mente egoísta a uma consciência cósmica mais
ampla. Sentimos este processo como uma experiência de totalidade, uma sensação de união com a Fonte.
Neste nível de consciência; não existe dualidade, mas apenas uma sensação de unidade e de comunhão.
É por intermédio do Chrakra da Testa que somos capazes de nos abrir  á energia universal e criativa. Isto permite que avancemos conscientemente em direção à realização do propósito da nossa vida. O segredo dos grandes mestres repousa na sua habilidade de focalizar a atenção nesse centro a fim de canalizar suas visões para uma realidade física.
Sétimo Chakra - Coronário - Cérebro - Sistema nervoso central - Sistema endócrino - Glândula Pineal
" O Chakra da Coroa representa o mais puro e evoluído nível energético no sistema de energia humano. Ele centro da espiritualidade, da sutileza e da beleza. A ioga se refere e este centro como o Lótu de Mil Pétalas. Ele liga a esfera da atividade física às da percepção e consciência mental e emocional, unindo os três níveis, e estimula a expansão rumo ao desenvolvimento de uma consciência universal. Quando este centro desperta, recebemos a energia universal que nos orienta no nosso caminho e favorece o desabrochar do nosso verdadeiro destino.
Ele está ligado ao chakra básico, são os únicos vórtices abertos nos bebês.
" Quando nos abrimos a uma Fonte mais elevada do que o nosso ego pequeno, e limitado, começamos a nos mover a partir de um lugar mais leve, mais livre e mais energizado no nosso interior. A capacidade de nos abrirmos para essa Fonte é inata e está inserida dentro do nosso sistema energético. Controlamos o destino com as escolhas que fazemos com relação a ter e a aceitar o amor na nossa vida. à medida que nos submetemos cada vez mais a essa Fonte de Amor que atua dentro de nós, nós nos tornamos seres vibrantes, radiantes e felizes"
Sendo vórtices de energia os chrakras fazem parte da nossa vida desde as primeiras encarnações e neles estão contidas as histórias  vividas( roda de sansara) experiências que a cada encarnação precisam ser compreenidas e transformadas através da consciência, do amor e compaixão. É o acréscimo de misericórida de uma Pai amoroso  a espera do nosso retorno à sua Casa.

terça-feira, 12 de abril de 2011

ALINHAMENTO DOS CHAKRAS - Cont.

Terceiro chakra - Plexo Solar - Manipura - elemento fogo - rege o poder, valor pessoal, capacidade de tomar decisões, medo de fracassar, falta de confiança, rigidez.
Órgãos:
Parte da coluna vertebral que corresponde à
região do umbigo
cavidade abdominal
sistema digestivo
estomago
fígado
baço
vesícula biliar
sistema nervoso vegetativo
Sistema endócrino - Pâncreas
O fogo é o elemento deste chakra relacionado ao Sol seu planeta regente.
No plexo está o centro das emoções: amor possessivo, raiva, medo, insegurança, apegos praticamente incontroláveis e seus órgãos acabam por refletir essas emoções. Segundo a medicina chinesa cada órgão está relacionado a uma dessas emoções que aliada a uma alimentação inadequada acaba gerando desequlíbrios. O fígado está relacionado com a raiva, relação patern;baço medo e relação materna, é o órgão responsável por assimilar a energia prânica e distribuir por todos os órgãos. vesícula raiva e apegos que quando cristalizados podem se transformar em cálculos. A dificuldade de ingerir e "aceitar" muitas vezes ocasiona muitos transtornos físicos: azia, úlcera doenças no intestino etc.
No pâncreas se encontra o equilíbrio do afeto, do "doce" na vida.

Quarta chakra - Anahata - elemento ar - Equilíbrio - órgao da ação; mãos - Sistema Endócrino - Timo
Atuação física:
parte superior das costas
peito
cavidade toráxica
área inferior dos pulmões
pele
braços
O chakra do coração encerra alegria, felicidade, amor fraterno, compaixão, capacidade de dar e receber. Sua extensão são os braços e mãos. São muitas as pessoas cujos braços parecem que estão "pregados " nos ombros, apresentando rigidez na parte posterior da coluna, outras apresentam os ombros "para dentro" outros muito retos( mesmo as pessoas que fazem muito exercício, o medo de amar está presente).
É no coração que todas emoções são transformadas, as intolerancias, falta de amor e respeito por si mesmo. É o lugar onde Deus a Fonte Criadora habita. No coração estão as memórias da inocência e pureza da criança que confia plenamente no amor que espera encontrar no mundo. A "quebra" dessa confiança faz com que o adulto se transormado essa confiança e amor em mágoas, raivas e culpas, gerando assim inúmeras "lesões" no físico.
Continua  

ALINHAMENTO DOS CHAKRAS

Falar dos chakras é um assunto por demais conhecido.
Farei uma abordagem baseada no que estudei sobre o assunto e que venho aprendendo na prática no meu trabalho de leituras e massagens. Devido a essa prática fui percebendo que um alinhamento de chrakras não se efetua numa única sessão (esta é minha opinião pessoal, talvez existam técnicas que ainda desconheço).
Segundo um mundo de livros, os chakras são "rodas" ou "vórtices" de energia localizados na medula espinal e tem uma relação precisa com o campo material concreto do corpo e suas funções, expandindo-se nos demais corpos sutis, acabando por refletir no físico.
Chrakra Básico - Muladhara - cor vermelha - Elemento terra - Vitalidade, vontade viver.
Atuação física - Coluna Vertebral
Ossos
Dentes
Unhas
Ânus
Reto
Intestino Grosso
Próstata
Útero
Sangue
Constituição celular
Sistema endócrino ´glândulas adrenais
Esse chakra está relacionado segundo alguns autores a primeira infância, período de zero à 7 anos. Sobrevivência, segurança, determinação, confiança (os braços dos pais é o primeiro chão) são sentimentos
positivos que impulsionam e que será determinado o adulto. Quando em desequilíbrio, pode apresentar dificuldades na postura, no caminhar, é possível "perceber" as emoções, por exemplo: Crianças que foram mantidas por muito tempo nos braços, no adulto costumam se manisfestar numa postura de olhar o mundo
de "cima", (alguém para fazer algo por e para elas), ou crianças que ao contrário foram deixadas a sua própria "sorte", sem conhecer limites, sua vontade  sempre prevalecida. Esse chakra está relacionado ao Sétimo chakra ( Vontade Divina), quando essa conexão está bloqueada acontece que a mente sabe o que fazer mais as pernas não obedecem (falta vontade) ou então pensar só na sobrevivência, mais o espírito não acompanha (crença no Divino).
Segundo chakra - Svadhisthana - elemento água - Prociração - sensualidade - criatividade ´próposito - Sistema endócrino - Ovários e Testículos.
Atuação física
Órgãos genitais
Rins
Bexiga
Sangue
Linfa
Sucos digestivos
Esperma
O segundo chakra em equilíbrio sua cor laranja brilha nos tons mesclados de dourados. Os chineses nos antigos textos o chamavam de Dan-Tien " O melhor lugar do corpo". No Japão, ele é conhecido como Hara. Esse ponto está situado logo abaixo do umbigo, mais ou menos 2,5 centímetros para dentro do corpo. Esse ponto também está localizado logo acima do útero, o lugar quente e protegido onde a vida tem início.Esse é o melhor lugar para o desenvolvimento do embrião, onde ele descansa em segurança no centro de gravidade do corpo da mãe e mesmo na anatomia masculina, esse é o núcleo central da vitalidade.
O segundo está ligado ao chakra da garganta ou laríngeo, está relacionado a concepção, repressões sejam elas relacionadas se sentir "desejado", prazer de viver, estabelecer o próposito de vida, sentimento de beleza, criação e etc.
Crianças que não foram incentivadas e apoiadas a buscar e valorizar suas conquistas, que foram reprimidas ou não "ouvidas" nos seu mais simples sonhos por apego dos pais, acabam gerando muitas vezes um enrigecimento nas articulações do quadril (medo de viver o prazer), que ao fazermos as leituras percebemos energéticamente formas pensamentos cristalizadas em que a pessoa não tem a consciência do quanto o acontecido vem refletindo na sua postura de adulto. Quando fiz a cirurgia para retirada de um mioma junto com Útero, precisei de um bom tempo para recuperação enérgetica do útero e com ajuda da terapia fui compreendendo que não precisava penalizar meu corpo instrumento da expressão de Deus, reconhecendo minhas qualidades criativas e o resultado? blog, aulas de desenho e pintura (estou preparando uma telas minhas criações que serão transformadas em exposição), redifinindo que próposito aliado a Vontade Divina é o caminho que nos torna seres felizes. Venho atendendo mulheres que após o parto se sentem "deslocadas" fora do seu "centro" , depois que o corpo se expandiu em todos os níveis para receber uma nova vida incluindo todas emoções que acarretaram para esse desempenho. (todas as memórias inconsciente até da sua própria gestação podem afetar seu estado atual).
(continua)