(..) Assim, é pela intuição que Deus pode ser experimentado em todos os Seus aspectos. Não temos qualquer outro sentido que possa revelar o conhecimento Dele. Os sentidos proporcionam apenas o conhecimento das manifestações divinas. Nem o pensamento ou a inferência nos podem capacitar a conhecer Deus como Ele verdadeiramente é. Pois o intelecto não pode transcender os dados dos sentidos. Só pode organizar e interpretar as impressões sensoriais.
Já que os sentidos são incapazes de nos levar a Deus, o pensamento - que depende deles - é também incapaz de nos conduzir a Ele. Portanto, é para a intuição que teremos de nos voltar para conhecer Deus com Bem-aventurança e Seus outros aspectos.
Há, todavia, muitos obstáculos a essa visão intuitiva, muitas barreiras para a percepção da verdade. Eis algumas delas: a doença, a incapacidade mental, a dúvida, a indolência, o mundanismo, os falsos conceitos e a instabilidade.
Esses obstáculos ou são inerentes à associação com as pesoas, ou são gerados e agravados por tal associação. Nossas tendências intrínsecas (samskaras) para com certos defeitos podem ser superadas pelo esforço resoluto (purushakara).
Pelo exercício da força de vontade, podemos remover todas as nossas deficências. É pelo esforço correto e pela associação com pessoas boas, devotadas a Deus, que podemos erradicar os maus hábitos e formar os bons. Até que nos associemos com aqueles que viram, sentiram e experimentaram a verdadeira religião em sua vida, não poderemos saber plenamente o que ela é e em que reside sua universalidade e necessidade.
O espírito de investigação está em todos. Neste mundo, todos estão buscando a verdade.
É sua herança imortal, e eles a procuram cegamente ou com sabedoria, até tê-la recuperado em sua plenitude. Nunca é tarde demais para nos reformarmos. "Buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á"-Mateus 7:7
RHEBECKA SOUZA
Somos seres com alma de borboleta, plena de beleza e harmonia, habitando num corpo onde as emoções e desejos, numa espécie de casulo nos aprisionam nos corpos físico, emocional, mental e espiritual, até que a compreensão e a consciência nos eleve ao que somos verdadeiramente, seres de luz.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário