" O ato de prostituição está geralmente associado a vender o corpo por dinheiro, mas para mim este talvez seja o exemplo menos significativo do arquétipo da Prostituta. A Prostituta se alimenta das circunstâncias mais comuns da vida cotidiana, e aparece quando nossa sobrevivência está ameaçada. A questão central é quantos pedaços de nós mesmos estamos dispostos a vender - moral, integridade, intelecto, palavras, corpo, alma - em nome da segurança física. O arquétipo da Prostituta também personifica o poder da fé . Se temos fé, ninguém será capaz de nos comprar. Sabemos que podemos cuidar de nós mesmos e também que o Divino olha por nós. Sem fé, entretanto, acabaremos encontrando um preço que não poderá ser recusado.
Qualquer tipo de poder, seja um prêmio de loteria ou visões espirituais, atrairá algum adversário externo que tentará comprar, usar ou contaminar você. Quando Jesus deparou com Satã ao orar e jejuar no deserto, Satã ofereceu lhe dar todo o mundo físico em troca do poder que Jesus detinha então. Da mesma forma, cada vez que dermos um passo na direção do poder pessoal, encontraremos alguém que irá querer um pedaço de nossa alma, tornando-nos menos poderosos e mais poderoso a si mesmo.
Uma característica emanada da sombra, e comum ao psiquismo humano em geral, é que sempre queremos o caminho mais fácil para tudo, inclusive para nosso próprio poder. Se encontramos alguém cujo poder aparentemente pode ser comprado ou compartilhado, somos atraídos para esta pessoa. Um bom exemplo é a mania de citar nomes famosos ("Sou amigo de um amigo do sr. Famoso") A energia diluída que existe no"quem é quem" é suficientemente valiosa para certas pessoas fazê-las continuar em determinados relacionamentos muito depois do ponto em que a amizade já esfriou - ou seja, uma outra forma do arquétipo da Prostituta.
Confrontar a Prostituta dentro de nós transforma este arquétipo em guadião. Ele se transformará no guardião de nossa relação com a fé. Pense na Prostituta como o aliado que envia um alerta toda vez que pretendemos tirar nossa fé do Divino e coloca-la no mundo físico. Quando houver uma crise de fé, tente prestar atenção aos seus pensamentos e medos. Diga exatamente do que tem medo, especialmente aqueles medos que provocam concessões. A Prostituta aparece quando começamos a acreditar que podemos melhorar de vida se tivermos dinheiro bastante para controlar o mundo que nos cerca - e comprar todos os que fazem parte dele. Também aparece quando permanecemos em um relacionamento ruim simplesmente porque não queremos ficar sozinhos. Aparece quando nos pedem que façamos algo antiético ou ilegal "para o bem da empresa". Aquelas pessoas que fazem surgir a Prostituta dentro de nós em geral são os relacionamentos mais dolorosos. Como as interações da Prostituta nos fazem confrontar o medo da sobrevivência, elas costumam ser aterradoras e humilhantes.
O arquétipo da Prostituta pode funcionar como um vigia que nos alerta sobre situações em que é preciso ir embora depressa. Depois que nos afastamos de uma situação que está custando caro - em dinheiro, energia, dignidade ou tempo -, uma transformação duradoura se torna possível".
Caroline Myss - Contratos Sagrados
RHEBECKA SOUZA
Somos seres com alma de borboleta, plena de beleza e harmonia, habitando num corpo onde as emoções e desejos, numa espécie de casulo nos aprisionam nos corpos físico, emocional, mental e espiritual, até que a compreensão e a consciência nos eleve ao que somos verdadeiramente, seres de luz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário