RHEBECKA SOUZA

Somos seres com alma de borboleta, plena de beleza e harmonia, habitando num corpo onde as emoções e desejos, numa espécie de casulo nos aprisionam nos corpos físico, emocional, mental e espiritual, até que a compreensão e a consciência nos eleve ao que somos verdadeiramente, seres de luz.


terça-feira, 13 de julho de 2010

A UMBANDA E O TAO

Quando da minha viagem no período junino, enquanto aguardava a hora do embarque na rodoviária resolvi "perambular" na livraria pensando em comprar um revista de palavras cruzadas, fiquei dando uma olhada quando num canto meio que escondido avistei o livro registrado no título.
Deixo claro que não sou mais seguidora de nenhuma religião, o livro segundo a autora traça" comparações as
idéias orientais ligadas ao Tao e alguns fundamentos da filosofia da religiosidade e da cosmogonia da Umbanda."
e penso o quanto é bom perceber que começam aparecer escritos falando da unificação das crenças.
Quando seguidora dessas religiões, já questionava essa "separação", lembro de uma frase muito falada até hoje
atribuida a Jesus: "Muitos serão chamados, poucos os escolhidos". Deus não estabeleceu nenhuma separação, "chamou" a todos indistintamente, quanto as escolhas ficou por nossa mediante o nosso livre arbítrio. Frases como essas repetidas e interpretadas literalmente que fizeram que no inconsciente coletivo nos tornassemos "buscadores" através das religiões o que nos tornaria "os escolhidos".
O Tao uma filosofia  de cerca de 3.468a.C e a Umbanda tomada conhecimento no século XX ambas com a mesma linha de pensamento - "Macrocosmo e microcosmo, fractais, escalas evolutivas humanas e em outros níveis (no yin e yang que opões e se complemetam e das quais resultam todas as mudanças (pág 35) ou seja Deus se multiplicando em toda criação gerada por seu infinito amor.
O livro traça um paralelo entre a teoria dos cincos elementos criados pelos chineses, e os elementos e essências considerados na Umbanda, assim como os atributos naturais dos Trigamas e dos Orixás.
... A Palavra prna é de origem sânscrita e significa energia vital que pode se obtida do sol, do ar, da água e do solo...
.... Na Umbanda, o prana é considerado como uma energia sustentadora da vida em todo o Cosmo. É uma energia complexa, fatorada por 77 tipos de energias, e os fatores que o formam são partículas minúsculas. "Um átomo é, comparado aos fatores que foram o prana, tão grande quanto o Sistema Solar em relação ap átomo - Rubens Saraceni - A Tradição comenta a Evolução).
.... As energias do prana são transportadas pelas ondas vibratórias que têm formas e frequencias vibratórias próprias em seu fluir.
... Através do prana, fluem todos os fatores divinos que são absorvidos por nossos chacras, imantando nossos sentidos e despertando em nós os mais variados sentimentos, tanto positivos como negativos...
As vezes eu me pergunto em que parte da nossa tragetória encarnatória e evolutiva ficamos "parados" ou não "entendemos".
(Umbanda e o Tao - Lurdes de Campos Vieira- Madras)
(Umbanda, Essa Desconhecida - Roger Feraudy - Ed do Conhecimento - recomendo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário