RHEBECKA SOUZA

Somos seres com alma de borboleta, plena de beleza e harmonia, habitando num corpo onde as emoções e desejos, numa espécie de casulo nos aprisionam nos corpos físico, emocional, mental e espiritual, até que a compreensão e a consciência nos eleve ao que somos verdadeiramente, seres de luz.


domingo, 27 de maio de 2012

TRANSCENDER O SOFRIMENTO POR MEIO DO DESAPEGO

" Outra qualidade que ajuda o ser humano a usar o próprio sofrimento para crescer e evoluir é o desapego.
Á primeira vista, também a palavra "desapego"- assim como ocorre com a palavra aceitação" - pode ser mal interpretada e suscitar incompreensão e recusa, porque é vista como frieza, insensibilidade e indiferença, ou como renúncia e sacrifício.
Do ponto de vista espiritual, porém, a qualidade do desapego representa uma conquista muito elevada e profunda, fruto de uma série de amadurecimentos e superações interiores que libertam o homem das identificações, confusões e ilusões.
Ao contrário do que poderia parecer, portanto, o desapego não representa uma aridez ou um estreitamento. É uma ampliação da consciência, a qual libera grande força e grande alegria. Na verdade é uma realização que conduz à libertação do sofrimento.
Para alcançar esse alto nível de consciência, é necessário passar por vários amadurecimentos sucessivos e por um processo gradual de desapego.
O homem não consegue conquistar o verdadeiro e total desapego subitamente, mas sim passando por um processo de simbólica "escalada" interior, subindo uma escada cujos degraus representam cada um dos níveis dos quais ele precisa se desapegar depois de havê-los alcançado.
Todo caminho evolutivo do homem é constituido pelo conflito entre o passado e o futuro, entre o apego a algo que acreditamos ser real e indispensável para a nossa vida e a necessidade de deixar esse algo porque ele se transformou em um obstáculo ao nosso crescimento.
Com frequência nossos apegos são inconscientes, porque são causados por necessidades e carências não resolvidas que condicionam nosso modo de ser e de viver, alterando nossa percepção da realidade. Eles nos fazem acreditar que são uma coisa verdadeira e importante, nos impelem para caminhos equivocados, nos induzem a agarrar tenazmente situações, pessoas e sentimentos aos quais nos deixamos aprisionar.. Tudo isso constitui um grande peso morto, impedindo o desenvolvimento da nossa consciência que sempre tende para a realização da nossa essência real, o EU."
Trecho do livro O Caminho para a LIbertação do Sofrimento - Angela Maria La Sala Batá
Continua.....

Um comentário:

  1. Depois de um rompimento de um casamento de quase 10 anos, são leituras assim que servem de estimulo e leme nas crises de desespero e angustia. Obrigado.

    ResponderExcluir