RHEBECKA SOUZA

Somos seres com alma de borboleta, plena de beleza e harmonia, habitando num corpo onde as emoções e desejos, numa espécie de casulo nos aprisionam nos corpos físico, emocional, mental e espiritual, até que a compreensão e a consciência nos eleve ao que somos verdadeiramente, seres de luz.


quarta-feira, 31 de março de 2010

DISCIPLINA OU RESISTÊNCIA

Nada como o coidiano para se fazer reflexões. Fui ao salão de beleza, enquanto aguardava atendimento, chegou uma senhora talvez uns 30 anos (tomei como base a estrutura do corpo), que juntamente com outra pessoa passaram a comentar sobre o comportamento dos jovens atualmente.
Falaram sobre a disciplina e a forma como foram educadas, sem nenhuma liberdade, os castigos que receberam quando não iam bem na escola. A medida que conversavam, passei a perceber a transformaçao física numa delas: Começou aumentar o tom da voz, enrigecer o maxilar, os ombros levantados, dificuldade em respirar.
Nessa observação foi que pensei na disciplina e logo em seguida na palavra resistência, pensei em minha infância e adolescência onde a "disciplina" muitas vezes tinha o peso de imposição sem direito a reclamação, fazendo com que fosse criado uma resistência interna transformada em frustação, raiva, medo, bloqueio da expressão, e ao nos tornarmos adultos pensamos sermos livre e estabelecer nossa prórpia "disciplina", mais internamente continuamos a ouvir a voz da imposição.
Alguns anos atrás quando fiz ioga, tentei estabelecer um horário para meditação, foi horrível, não consegui manter o horário imposto, ficava chateada comigo por ser "disciplinada" em algumas áreas da minha vida e no entanto não conseguia ser nesse momento.
Com o passar dos anos aprendi que meditar é uma momento de silência interno, onde tudo que escuta é próprio corpo, numa respiração ritmada se dando conta de suas emoções. A qualidade da disciplina é a Entrega, confiança, fé no Divino e quando nos reconhecemos "entregues", não precisamos nos impor nada.
Pensei no exemplo de Buda, de sua quebra de resistência e na entrega ao Divino compreender o caminhoa da neutralidade, O Caminho do Meio, de Jesus que segundo a Bíblia ficou 40 dias no deserto como homem reconheceu suas resistências e confiante no Pai, compreendeu e aceitou na entrega o compromisso em ser o exemplo de amor, misericórdia para toda a humanidade e não existe melhor frase para exemplificar esta entrega:Ama o Próximo como a Ti Mesmo.
Bem, chegou minha vez de ser atendida, muitas das palavras dita pela senhora não consegui pois me encontrava refletindo. Ela foi embora, internamente fiquei agradecida por ela e a outra pessoa terem sido o "instrumento" do Divino para mais uma compreensão e consciência da palavra disciplina, me senti em paz.
Quanto a meditação, faço-a disciplinadamente a qualquer momento, pequenas respirações e logo estou no silêncio do meu Coração pronta para "escutar" O Divino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário