RHEBECKA SOUZA

Somos seres com alma de borboleta, plena de beleza e harmonia, habitando num corpo onde as emoções e desejos, numa espécie de casulo nos aprisionam nos corpos físico, emocional, mental e espiritual, até que a compreensão e a consciência nos eleve ao que somos verdadeiramente, seres de luz.


segunda-feira, 4 de novembro de 2013

EMOÇÃO E MEMÓRIA

" Classicamente, o hipocampo é a estrutura cerebral associada à memória porque, quando é removido cirurgicamente, a pessoa tem déficit de memória. Mas contrário ao que muitos neurocientistas acreditam, isto não prova necessariamente que o hipocampo seja o local da memória.
De fato, descobertas recentes apoiam a teoria de que as lembranças são armazenadas no corpo todo, não só no cérebro. O dr. Eric R. Kandel, neurobiólogo da Faculdade de Médicos e Cirurgiões da Universidade de Columbia, recebeu o Prêmio Nobel em Medicina, em 2000, por mostrar que a memória reside a nível do receptor.
A atividade de ligações celulares pelo corpo pode afetar o circuito neuronal, influenciando a memória e o pensar. Quando um peptídeo ou outro ligand inunda um receptor, modifica a membrana da célula de tal forma que afeta a probabilidade de um impulso elétrico viajar através dela. Lembre-se, sempre que há um receptor, há também um eletrodo ou diodo vibrando, onde circuitos podem mudar. Isto por sua vez, afeta a escolha do circuito neuronal a ser usado, afetando a atividade cerebral.
Essas descobertas recentes são importantes para avaliar como as memórias são armazenadas não só no cérebro, mas no corpo também, onde uma rede psicossomática se estende por todos os sistemas do organismo. Uma grande área de armazenamento está nos receptores, distribuídos perto da espinha dorsal, entre nervos e glânglios, e pelas vias que conduzem aos órgãos internos e à superfície da pele. Isto significa que as memórias estão na espinha dorsal, bem como em todo o corpomente.
O fato de as lembrançs serem conscientes ou não é medido pelas moléculas da emoção. Elas decidem o que se torna um pensamento vindo à tona e o que permanece enterrado no fundo do corpo. Isso significa que grande parte da memória é impelida por emoção, não é consciente, embora possas às vezes se "tornar" consciente pela intenção. As emoções experimentadas podem trazer à tona uma lembrança. Se você reprime seus sentimentos, porém eles podem enterrar essa mesma lembrança bem abaixo de sua consciência, onde ela pode afetar suas percepções, decisões, conduta e até saúde, tudo inconscientemente.
Enterradas, as emoções dolorosas do passado compõem aquilo que alguns psicólogos e terapeutas chamam de "trauma emocional essencial" de uma pessoa. O intuito da terapia - incluindo trabalho corporal, alguns tipos de quiropraxia e medicina energética - trazer delicada e gradativamente aquela ferida para a conscientização, a fim de que possa ser reexperimentada e entendida.
Somente então é que a escolha se torna possível, uma faculdade do seu córtex frontal, permitindo que você reintegre suas partes desapropriadas, solte velhos padrões traumáticos e se core ou se torne íntegro"
Dra Candance Pert, PHD - Livro Conexão Mente Corpo Espírito

Nenhum comentário:

Postar um comentário